Pular para o conteúdo principal

Temperatura para dar banho no bebê

Lembro-me como se fosse hoje: o primeiro banho do Rafi. O jeito que a enfermeira o pegou me deixou meio assustada, tipo coitado...acho que por isso que ele berrava muito (na minha cabeça apenas). Ela colocava todo o corpinho dele apoiado no braço e com os dedos polegar e mindinho apertavam o buraquinho do ouvido para a água não entrar. 
Daí primeiro lavava a cabeça, enxugava, depois lavava o corpo e enrolava ele na toalha. No segundo dia, eu que dei banho dessa maneira e confesso que não gostei de ter que segurar o gordinho assim. Enfim..estava lá, nunca tinha feito isso antes, era melhor "obedecer" as recomendações..vai que algo dava errado né? Eu ficava toda tensa, dura, com as costas doloridas de tanto medo de deixar ele cair do meu braço.

Depois já em casa e depois da primeira consulta ao pediatra, questionei sobre o banho e ele disse: dê normalmente. Daí expliquei como me ensinaram a dar no hospital e ele disse: dê como você se sentir bem!

Em casa, colocava "tufinho" de algodão nas orelhas, sentava a bundinha dele no encosto da banheira, lavava ele todo e a cabeça de uma única vez e pronto. Não tem nada melhor do que fazer do seu jeito de mãe as coisas. Ele não ficou doente por causa da cabeça ser lavada junto ao corpo e etc. 

Voltando ao assunto principal desse post, a temperatura que me ensinaram no hospital foi de 35º a 37º C. O Rafi nasceu no verão mais quente de SP em 53 anos. Mesmo que os bebês sintam frio, principalmente os recém nascidos, o calor que estava na capital não dava pra deixar a água em 37 graus.

Lá na maternidade, as enfermeiras mediam a temperatura com o cotovelo. Eu queimei meu cotovelo fazendo isso e foi a água do primeiro banho dele. Nunca curti altas temperaturas para tomar banho no calor.

Em casa, usei um termômetro, achando que usaria para sempre. Comprei na Alô Bebê esse aqui:
Não me lembro quanto paguei, mas não foi um preço absurdo de caro, foi dentro dos padrões comuns de classe média. O meu gordo sempre gostou de tomar banho com água mais fria, então media sempre 35 graus e ele ainda reclamava.

No terceiro mês de vida dele, me acostumei com a temperatura de água que ele gostava e aposentei o termômetro. Hoje com 7 meses, ele toma banho mais quentinhos...porque insisti. Por ele ficaria nos 30 graus ou menos pra sempre.

E vocês mamães, usaram termômetros nas banheiras? Qual a temperatura que seus babies gostam de tomar banho?

Beijinhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância das vitaminas A e D para os Bebês (Adtil)

Olá Mamães!! Como estão? Hoje vim contar sobre duas vitaminas super importantes para o desenvolvimento e crescimento dos nossos pimpolhos. Depois de 8 dias que o Rafi nasceu fomos à primeira consulta do pediatra. De todas as coisas que eu já imaginava ou não fazer, ele receitou o Ad-til, um "suplemento vitamínico" com a posologia de 2 gotas/dia para meu gordo. A primeira coisa que eu fiz foi perguntar pra minha mãe se ela me deu também essa vitamina e ela disse que sim.  O Ad-til não custa mais de 30 reais e um vidrinho dura em média 4 meses. Nós mães não vemos nada diferente por enquanto em nossos filhos, pois essas vitaminas (A e D) são para o desenvolvimento metabólico e fortalecimento dos ossos e dentição. Então só mais pra frente assistiremos aos resultados.  Diretamente da Bula: "Ad-til® é uma solução lipossolúvel de vitaminas A e D. Ad-til® contém a   vitamina   A, indispensável ao perfeito desenvolvimento dos processos metabólicos; at...

O patinho feio da banheira

Qual bebê não tem aquele patinho amarelo, gordinho e que faz barulho ao apertar na hora do banho? Eles são muito fofos e servem para distrair nossos pimpolhos, servem como mordedores e até para enxaguar o cabelo ou corpinho deles.  Mas vocês mamães perceberam que por ele ter um furinho mini na parte de baixo pode acumular "água parada" que fica suja, cheia de bactérias, bichinhos e tudo mais? Então...fiz um "faça você mesma" meio podre...gente..que nunca fui bem com a matéria de artes (só desenhos à mão) e aumentei o furo do pato. Assim ele não fica mais sendo o pato feio cheio de bichinhos do mal e vira amiguinho do seu baby para sempre. Eu sempre fui a favor dos anticorpos...mas deixar o bebê engolir água suja é demais rs. Quem já fez isso também? E pelo amor..não usem caneta que não saí...foi meu erro!!! Pelo menos só ficaria torto sem o risco....hahahahha Beijinhos - Dani

Mamães: Soltem o Verbo

Pensei em uma maneira das mamães desabafarem o que não tem coragem de contar nem para o espelho. Pode ser angústias, aflições, medos, raivas, tristezas....da gravidez, maternidade, pós parto, corpo, alimentação, bebê que não dorme, que não come, que só fica doente, enfim...uma coluna para nós falarmos e ouvirmos (quem lê). Vai funcionar assim: A mamãe vai enviar um e-mail para: mamaesf5@belezaf5.com e no assunto escrever: "Quero soltar o verbo" No campo do texto, envie o que você quiser desabafar e ao final a cidade/estado e o nome. O nome se não quiser que eu publique, escreva no texto que quer anonimato, assim coloco apenas a inicial. Por exemplo: A mamãe D , SP Capital disse que blá blá... Assim vocês desabafam e outras mamães leêm e comentam!!! Um cantinho nosso!! De mãe para mães!!!! Será publicado uma vez por semana! Participem!!! Beijinhos - Mamãe Dani