Pular para o conteúdo principal

Amamentação - Minha experiência como Mãe de Primeira Viagem

O Mamães F5 voltou com tudo e já falando sobre um assunto que todas as grávidas possuem dúvidas, mas já aviso que é importante você confiar no pediatra do seu filho e não em blogs ou perfis de Instagram. O que deixo claro é que eu coloco minha experiência e se alguma mãe passou ou está passando por isso pode tentar fazer o mesmo, mas sempre deixe o médico do seu filho a par de suas decisões ok?

Pra quem prefere ouvir meu relato, acesse o vídeo no meu canal do Youtube:


Nenhum começo é fácil para todas. Tem mães e filhos que conseguem no mesmo dia já amamentar corretamente, outras que tem receio, outras que não conseguem enfiar o bico do peito dentro da boca do neném..e eu fui uma delas. Meu bico era ENORME e eu tinha aflição, talvez, de colocá-lo dentro da boca do meu filho. Todas essas coisas são super normais e devem ser tratadas com normalidade, afinal ser mãe é aprender com o tempo, com seus próprios erros ou acertos.

O meu filho, o Rafi, quando nasceu não pegou facilmente e eu não conseguia acertar na melhor posição para me sentir confortável. Ele queria apenas o bico e as enfermeiras (anjas) me ensinaram a fazer a pega correta "C" para encaixar toda a aréola dentro da boca dele, mas consegui de fato fazer isso quando ele já tinha uns 20 dias de vida. 

Primeiro desce o colostro, que é um líquido rico em proteínas, água e gorduras essenciais para as primeiras necessidades do recém-nascido. Ele prepara o intestino do bebê para o recebimento do leite materno, que vem normalmente em 3/4 dias após o nascimento.

No meu caso, o leite apareceu no segundo dia de vida do meu filho, pois achei estranho ele dormir por 9 horas seguidas na maternidade, meus familiares o pegando no colo, tentando acordá-lo e nada. Foi aí que ao ver a concha, tinha uma quantidade imensa de leite nela. Usei a concha pré parto por uma semana e usei a mesma nas primeiras semanas, pois meu bico grudava nos tecidos e ela deixava meus bicos isolados, porém eles suavam muito dentro da concha. Parei de usar depois da primeira consulta do meu filho, com 8 dias de vida, quando o pediatra me passou uma pomada muito TOP para cicatrizar e não era essas famosinhas como Lansinoh que eu tinha duas e de nada me adiantaram.

Não é porque todo mundo que você conhece ou segue usou Lansinoh ou outra do mesmo gênero, que também vai dar certo pra você.

Onde o meu filho nasceu, fui instruída a dar o leite livre demanda. É comum os bebês perderem 10% de seu peso durante a estadia na maternidade até ir para casa. Mas meu filho, que nasceu com 3,970kg chegou a pesar 3,200kg com a tal livre demanda e no oitavo dia de vida, cujo foi a primeira visita ao pediatra, ele me instruiu de amamentá-lo a cada 3/4 horas até seu terceiro mês de vida. Comecei na sexta-feira, remarcamos o acompanhamento de ganho de peso para a semana seguinte, segunda, quarta e sexta feira e ele conseguiu ganhar meio kilo com horários estipulados.

Muitas mães me julgaram, mas sinceramente eu não liguei, pois confio plenamente no pediatra do meu filho. 

Estimulamos ele para não dormir mamando, ou seja, o treinamos para mamar 15 minutos durante cada peito no intervalo de 3 horas cada mamada. Se ele dormisse durante a mamada até o tempo determinado, iria chorar um pouco até a próxima mamada e foi desse jeito que ele soube a distinguir e aprender que o horário da mamada era para mamar e não para dormir. Isso faz sentido até hoje, onde o horário de comer é para comer e não para assistir televisão enquanto come (um exemplo).

Com os horários determinados, eu passei a descansar mais, a produzir mais leite e ele foi engordando novamente. Ele era uma bolinha ao final do terceiro mês:



Resumindo como foram as mamadas de 8 dias até o terceiro mês de vida: Intervalo de 3/4 horas, mamando 15 minutos cada peito, revezando os peitos. Se na mamada anterior começávamos pelo direito, a mamada seguinte iniciávamos pelo esquerdo e assim por diante. 

E fico por aqui, continuarei em outro post sobre a introdução do complemento e do quarto mês, pois no quinto já tivemos a introdução alimentar, neste link tem a receita da primeira papinha do meu filho. 

Quero saber de vocês, o que passaram nos três primeiros meses durante a amamentação ou também quem não conseguiu amamentar. Beijos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância das vitaminas A e D para os Bebês (Adtil)

Olá Mamães!! Como estão? Hoje vim contar sobre duas vitaminas super importantes para o desenvolvimento e crescimento dos nossos pimpolhos. Depois de 8 dias que o Rafi nasceu fomos à primeira consulta do pediatra. De todas as coisas que eu já imaginava ou não fazer, ele receitou o Ad-til, um "suplemento vitamínico" com a posologia de 2 gotas/dia para meu gordo. A primeira coisa que eu fiz foi perguntar pra minha mãe se ela me deu também essa vitamina e ela disse que sim.  O Ad-til não custa mais de 30 reais e um vidrinho dura em média 4 meses. Nós mães não vemos nada diferente por enquanto em nossos filhos, pois essas vitaminas (A e D) são para o desenvolvimento metabólico e fortalecimento dos ossos e dentição. Então só mais pra frente assistiremos aos resultados.  Diretamente da Bula: "Ad-til® é uma solução lipossolúvel de vitaminas A e D. Ad-til® contém a   vitamina   A, indispensável ao perfeito desenvolvimento dos processos metabólicos; at...

O patinho feio da banheira

Qual bebê não tem aquele patinho amarelo, gordinho e que faz barulho ao apertar na hora do banho? Eles são muito fofos e servem para distrair nossos pimpolhos, servem como mordedores e até para enxaguar o cabelo ou corpinho deles.  Mas vocês mamães perceberam que por ele ter um furinho mini na parte de baixo pode acumular "água parada" que fica suja, cheia de bactérias, bichinhos e tudo mais? Então...fiz um "faça você mesma" meio podre...gente..que nunca fui bem com a matéria de artes (só desenhos à mão) e aumentei o furo do pato. Assim ele não fica mais sendo o pato feio cheio de bichinhos do mal e vira amiguinho do seu baby para sempre. Eu sempre fui a favor dos anticorpos...mas deixar o bebê engolir água suja é demais rs. Quem já fez isso também? E pelo amor..não usem caneta que não saí...foi meu erro!!! Pelo menos só ficaria torto sem o risco....hahahahha Beijinhos - Dani

Mamães: Soltem o Verbo

Pensei em uma maneira das mamães desabafarem o que não tem coragem de contar nem para o espelho. Pode ser angústias, aflições, medos, raivas, tristezas....da gravidez, maternidade, pós parto, corpo, alimentação, bebê que não dorme, que não come, que só fica doente, enfim...uma coluna para nós falarmos e ouvirmos (quem lê). Vai funcionar assim: A mamãe vai enviar um e-mail para: mamaesf5@belezaf5.com e no assunto escrever: "Quero soltar o verbo" No campo do texto, envie o que você quiser desabafar e ao final a cidade/estado e o nome. O nome se não quiser que eu publique, escreva no texto que quer anonimato, assim coloco apenas a inicial. Por exemplo: A mamãe D , SP Capital disse que blá blá... Assim vocês desabafam e outras mamães leêm e comentam!!! Um cantinho nosso!! De mãe para mães!!!! Será publicado uma vez por semana! Participem!!! Beijinhos - Mamãe Dani