Pular para o conteúdo principal

Chupeta: A hora do ADEUS

Antes de ficar grávida quando eu via alguma criança grande na rua com chupeta pensava: Nossa meu filho não vai usar nessa idade (imaginando que a criança tivesse uns 3 anos). E por essa cisma minha, eu tirei a chupeta do meu filho com 1 ano e 11 meses, antes dele completar 2 anos inteiros.
Mas por que Dani? "Chupeta acalma, chupeta ajuda a dormir, chupeta é bom, sua mãe deixou você chupar chupeta até 3 anos e blabláblá".

 Eu devo ser então uma ET, pois penso diferente de toda a minha família. A chupeta pode ser boa na fase nos dentinhos, o que foi um alivio, para dormir sozinho no berço (leia aqui quando ele passou a dormir a noite toda), mas tem uma hora que a criança precisa ser segura de si e conseguir vencer os obstáculos sem ter um step ajudando, ou seja, se acalmar sozinha, dormir sem o estímulo da chupeta, entre outros assuntos.

O método que vou compartilhar com vocês neste post é do pediatra do Rafi, que você pode obter tanto em uma consulta quanto comprar livros dele (vai estar escrito lá).

1º Passo: Se a criança utiliza a chupeta ao longo do dia, comece retirando enquanto ela estiver acordada. No caso do meu filho, ele estava usando apenas para dormir, então na soneca da tarde eu o coloquei no berço sem a chupeta e confesso que rolou um stress geral, o que já era esperado. Ele chorou por MUITOS minutos, mas após 35 deles dormiu.

2º Passo: No mesmo dia, porém no horário de dormir à noite, a chupeta foi oferecida. Ele pegou imediatamente. No segundo dia, soneca à tarde sem chupeta e longos minutos de choro. Já de noite, também ofereci a chupeta e ela foi secamente agarrada.

3º Passo: No terceiro dia na soneca da tarde, chorou bem menos, mas parecia que ele não estava querendo se acostumar. Pensei que não conseguiria colocar ele pra dormir de noite sem a chupeta. Mas acreditem, alguma mágica aconteceu. Na hora do sono noturno, fiz a rotina de sempre e o deitei no berço. Não ofereci a chupeta e ele sem chorar dormiu. Fiquei tão orgulhosa que vocês não fazem ideia.

E mais uma vez o método do Dr Henrique Klajner deu certo, indo contra todos os livros (não os dele), pediatras psicólogos, familiares, amigos e palpiteiros. Atualmente meu filho tem 4 anos e você pode acompanhar ele no meu Instagram @daniolivaroma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância das vitaminas A e D para os Bebês (Adtil)

Olá Mamães!! Como estão? Hoje vim contar sobre duas vitaminas super importantes para o desenvolvimento e crescimento dos nossos pimpolhos. Depois de 8 dias que o Rafi nasceu fomos à primeira consulta do pediatra. De todas as coisas que eu já imaginava ou não fazer, ele receitou o Ad-til, um "suplemento vitamínico" com a posologia de 2 gotas/dia para meu gordo. A primeira coisa que eu fiz foi perguntar pra minha mãe se ela me deu também essa vitamina e ela disse que sim.  O Ad-til não custa mais de 30 reais e um vidrinho dura em média 4 meses. Nós mães não vemos nada diferente por enquanto em nossos filhos, pois essas vitaminas (A e D) são para o desenvolvimento metabólico e fortalecimento dos ossos e dentição. Então só mais pra frente assistiremos aos resultados.  Diretamente da Bula: "Ad-til® é uma solução lipossolúvel de vitaminas A e D. Ad-til® contém a   vitamina   A, indispensável ao perfeito desenvolvimento dos processos metabólicos; at...

O patinho feio da banheira

Qual bebê não tem aquele patinho amarelo, gordinho e que faz barulho ao apertar na hora do banho? Eles são muito fofos e servem para distrair nossos pimpolhos, servem como mordedores e até para enxaguar o cabelo ou corpinho deles.  Mas vocês mamães perceberam que por ele ter um furinho mini na parte de baixo pode acumular "água parada" que fica suja, cheia de bactérias, bichinhos e tudo mais? Então...fiz um "faça você mesma" meio podre...gente..que nunca fui bem com a matéria de artes (só desenhos à mão) e aumentei o furo do pato. Assim ele não fica mais sendo o pato feio cheio de bichinhos do mal e vira amiguinho do seu baby para sempre. Eu sempre fui a favor dos anticorpos...mas deixar o bebê engolir água suja é demais rs. Quem já fez isso também? E pelo amor..não usem caneta que não saí...foi meu erro!!! Pelo menos só ficaria torto sem o risco....hahahahha Beijinhos - Dani

Mamães: Soltem o Verbo

Pensei em uma maneira das mamães desabafarem o que não tem coragem de contar nem para o espelho. Pode ser angústias, aflições, medos, raivas, tristezas....da gravidez, maternidade, pós parto, corpo, alimentação, bebê que não dorme, que não come, que só fica doente, enfim...uma coluna para nós falarmos e ouvirmos (quem lê). Vai funcionar assim: A mamãe vai enviar um e-mail para: mamaesf5@belezaf5.com e no assunto escrever: "Quero soltar o verbo" No campo do texto, envie o que você quiser desabafar e ao final a cidade/estado e o nome. O nome se não quiser que eu publique, escreva no texto que quer anonimato, assim coloco apenas a inicial. Por exemplo: A mamãe D , SP Capital disse que blá blá... Assim vocês desabafam e outras mamães leêm e comentam!!! Um cantinho nosso!! De mãe para mães!!!! Será publicado uma vez por semana! Participem!!! Beijinhos - Mamãe Dani