Pular para o conteúdo principal

Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil

Especialista lista 4 dicas de livros para ler com crianças autistas  

Você certamente já ouviu falar de Monteiro Lobato. Sim, o criador de personagens infantis como a boneca de pano que tem vida, a Emília, e toda a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo. Lobato foi um grande escritor da literatura infantil e nesta quinta-feira, 18 de abril, se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, registrando a data de nascimento do autor, que inseriu a literatura nas crianças permitindo que elas brinquem enquanto leem.

Neste dia tão importante para o universo infanto juvenil, a psicopedagoga Michelli Freitas listou 4 livros para crianças autistas. Com base em seus estudos de anos, lançou cursos e treinamentos online para melhorar a vida das crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento, em especial autistas.
"As crianças autistas são super visuais, e quanto mais você trouxer elementos visuais e interativos para eles melhor aumentará a compreensão e interação com a criança", esclarece a especialista.


Veja as obras indicadas:

1- Eu Sou o PP (Pedro Paulo - Viva Editora). PP é um menino A(R/u)TISTA muito sensível e tem uma percepção especial do mundo, como toda criança. O garotinho começou a falar aos 4 anos de idade e foi muito incentivado a se comunicar através de pinturas, desenhos, massinhas de modelar, maquetes com materiais de sucata e lego. "O jogo de blocos de montar representa uma alternativa para desenvolver as habilidades motoras, visuais e analíticas das criança. Tudo isso de forma simples e interessante", analisa Michelli Freitas.


   2- O Livro dos Sentimentos (Todd Parr - Panda Books). Nesta obra o autor fala sobre sentimentos e como devemos compartilhar todos eles com quem a gente ama. "Crianças autistas tem alguns desafios relacionados à comunicação e socialização, como a dificuldade para expressar e reconhecer as próprias emoções; e também reconhecer as emoções dos outros", explica a psicopedagoga.






3- Como nasce a esperança (Miriam Rodrigues - Sinopsys Editora). A lição principal deste livro é cultivar o otimismo. Os pais e crianças terão em suas mãos uma história que explica de modo lúdico sobre a importância dos estilos explicativos diante da adversidade."É preciso saber a hora certa para se ter um ritmo de conversa com um autista. As crianças precisam analisar o que ouvem. E caso não compreendam, desenhe uma figura ou escreva as palavras e mostre-as", explica Michelli.



4- Emocionário - Diga o que você sente (Cristina Núñez Pereira e Rafael Valcárcel - Editora Sextante). Neste livro, as emoções também são tratadas para crianças de todas as idades para aprender a reconhecer suas emoções e como externá-las. "Uma grande dificuldade para criança autista é buscar conforto emocional nos outros, porém há diversas formas de amenizar esse sintoma, através de intervenções terapêuticas que devem ser realizadas de forma intensiva para proporcionar à criança autista uma melhora em sua qualidade de vida", finaliza a especialista.

Sobre Michelli Freitas: Mãe de um menino autista. Psicopedagoga, Analista do Comportamento, Especialista em Autismo. Criou o Instituto de Educação Análise do Comportamento. @ieac_aba para disseminar conhecimento baseado em evidência científica para o ensino de habilidades para crianças com atraso no desenvolvimento em especial autismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância das vitaminas A e D para os Bebês (Adtil)

Olá Mamães!! Como estão? Hoje vim contar sobre duas vitaminas super importantes para o desenvolvimento e crescimento dos nossos pimpolhos. Depois de 8 dias que o Rafi nasceu fomos à primeira consulta do pediatra. De todas as coisas que eu já imaginava ou não fazer, ele receitou o Ad-til, um "suplemento vitamínico" com a posologia de 2 gotas/dia para meu gordo. A primeira coisa que eu fiz foi perguntar pra minha mãe se ela me deu também essa vitamina e ela disse que sim.  O Ad-til não custa mais de 30 reais e um vidrinho dura em média 4 meses. Nós mães não vemos nada diferente por enquanto em nossos filhos, pois essas vitaminas (A e D) são para o desenvolvimento metabólico e fortalecimento dos ossos e dentição. Então só mais pra frente assistiremos aos resultados.  Diretamente da Bula: "Ad-til® é uma solução lipossolúvel de vitaminas A e D. Ad-til® contém a   vitamina   A, indispensável ao perfeito desenvolvimento dos processos metabólicos; at...

O patinho feio da banheira

Qual bebê não tem aquele patinho amarelo, gordinho e que faz barulho ao apertar na hora do banho? Eles são muito fofos e servem para distrair nossos pimpolhos, servem como mordedores e até para enxaguar o cabelo ou corpinho deles.  Mas vocês mamães perceberam que por ele ter um furinho mini na parte de baixo pode acumular "água parada" que fica suja, cheia de bactérias, bichinhos e tudo mais? Então...fiz um "faça você mesma" meio podre...gente..que nunca fui bem com a matéria de artes (só desenhos à mão) e aumentei o furo do pato. Assim ele não fica mais sendo o pato feio cheio de bichinhos do mal e vira amiguinho do seu baby para sempre. Eu sempre fui a favor dos anticorpos...mas deixar o bebê engolir água suja é demais rs. Quem já fez isso também? E pelo amor..não usem caneta que não saí...foi meu erro!!! Pelo menos só ficaria torto sem o risco....hahahahha Beijinhos - Dani

Mamães: Soltem o Verbo

Pensei em uma maneira das mamães desabafarem o que não tem coragem de contar nem para o espelho. Pode ser angústias, aflições, medos, raivas, tristezas....da gravidez, maternidade, pós parto, corpo, alimentação, bebê que não dorme, que não come, que só fica doente, enfim...uma coluna para nós falarmos e ouvirmos (quem lê). Vai funcionar assim: A mamãe vai enviar um e-mail para: mamaesf5@belezaf5.com e no assunto escrever: "Quero soltar o verbo" No campo do texto, envie o que você quiser desabafar e ao final a cidade/estado e o nome. O nome se não quiser que eu publique, escreva no texto que quer anonimato, assim coloco apenas a inicial. Por exemplo: A mamãe D , SP Capital disse que blá blá... Assim vocês desabafam e outras mamães leêm e comentam!!! Um cantinho nosso!! De mãe para mães!!!! Será publicado uma vez por semana! Participem!!! Beijinhos - Mamãe Dani