F Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil - Mamães F5 ♥

Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil

Especialista lista 4 dicas de livros para ler com crianças autistas  

Você certamente já ouviu falar de Monteiro Lobato. Sim, o criador de personagens infantis como a boneca de pano que tem vida, a Emília, e toda a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo. Lobato foi um grande escritor da literatura infantil e nesta quinta-feira, 18 de abril, se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, registrando a data de nascimento do autor, que inseriu a literatura nas crianças permitindo que elas brinquem enquanto leem.

Neste dia tão importante para o universo infanto juvenil, a psicopedagoga Michelli Freitas listou 4 livros para crianças autistas. Com base em seus estudos de anos, lançou cursos e treinamentos online para melhorar a vida das crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento, em especial autistas.
"As crianças autistas são super visuais, e quanto mais você trouxer elementos visuais e interativos para eles melhor aumentará a compreensão e interação com a criança", esclarece a especialista.


Veja as obras indicadas:

1- Eu Sou o PP (Pedro Paulo - Viva Editora). PP é um menino A(R/u)TISTA muito sensível e tem uma percepção especial do mundo, como toda criança. O garotinho começou a falar aos 4 anos de idade e foi muito incentivado a se comunicar através de pinturas, desenhos, massinhas de modelar, maquetes com materiais de sucata e lego. "O jogo de blocos de montar representa uma alternativa para desenvolver as habilidades motoras, visuais e analíticas das criança. Tudo isso de forma simples e interessante", analisa Michelli Freitas.


   2- O Livro dos Sentimentos (Todd Parr - Panda Books). Nesta obra o autor fala sobre sentimentos e como devemos compartilhar todos eles com quem a gente ama. "Crianças autistas tem alguns desafios relacionados à comunicação e socialização, como a dificuldade para expressar e reconhecer as próprias emoções; e também reconhecer as emoções dos outros", explica a psicopedagoga.






3- Como nasce a esperança (Miriam Rodrigues - Sinopsys Editora). A lição principal deste livro é cultivar o otimismo. Os pais e crianças terão em suas mãos uma história que explica de modo lúdico sobre a importância dos estilos explicativos diante da adversidade."É preciso saber a hora certa para se ter um ritmo de conversa com um autista. As crianças precisam analisar o que ouvem. E caso não compreendam, desenhe uma figura ou escreva as palavras e mostre-as", explica Michelli.



4- Emocionário - Diga o que você sente (Cristina Núñez Pereira e Rafael Valcárcel - Editora Sextante). Neste livro, as emoções também são tratadas para crianças de todas as idades para aprender a reconhecer suas emoções e como externá-las. "Uma grande dificuldade para criança autista é buscar conforto emocional nos outros, porém há diversas formas de amenizar esse sintoma, através de intervenções terapêuticas que devem ser realizadas de forma intensiva para proporcionar à criança autista uma melhora em sua qualidade de vida", finaliza a especialista.

Sobre Michelli Freitas: Mãe de um menino autista. Psicopedagoga, Analista do Comportamento, Especialista em Autismo. Criou o Instituto de Educação Análise do Comportamento. @ieac_aba para disseminar conhecimento baseado em evidência científica para o ensino de habilidades para crianças com atraso no desenvolvimento em especial autismo

CONVERSATION

0 Comments:

Postar um comentário