Pular para o conteúdo principal

3 estratégias para pais ajudarem crianças com Síndrome de Down nos estudos


A Síndrome de Down é uma condição genética que causa atrasos no desenvolvimento físico e intelectual. Ocorre em um a cada 792 nascidos vivos no Brasil. Cada vez mais vemos crianças com Síndrome de Down frequentar a escola regular, praticar esportes e fazer qualquer atividade que crianças da mesma idade, sem síndrome, fazem. Isso se dá pois as crianças que possuem um cromossomo a mais, do amor, geralmente demonstram boas habilidades sociais, que podem ser utilizadas para aumentar as oportunidades de aprendizado e ensino.

A psicopedagoga Michelli Freitas listou 3 estratégias para que os pais possam ajudar os filhos na vida escolar. A especialista, que é também analista de comportamento é mãe de um menino autista e criou o Instituto de Educação Análise do Comportamento, o IEAC (@ieac_aba) para disseminar conhecimento baseado em evidência científica para o ensino de habilidades para crianças com atraso no desenvolvimento. Abaixo as 3 dicas:

Visualização

A especialista indica usar a criatividade neste momento, não se limitando ao uso de livros com muitas palavras e poucas gravuras ou recursos visuais. "As crianças com Síndrome de Down necessitam de demonstrações visuais, imagens e ilustrações.  Por isso, todas elas podem ser usadas com sucesso para auxiliar no ensino eficaz.

Dinâmica

Além disso, as demonstrações e atividades táteis também são muito atrativas para alunos com Síndrome de Down. "As dinâmicas deixam o ensino mais atrativo para as crianças, e consequentemente, o processo de aprendizagem mais fácil", explica Michelli. 

Linguagem

A psicopedagoga enfatiza que a linguagem é essencial para um aprendizado satisfatório. "É necessário usar uma  linguagem clara e frases curtas. Além disso, evitar se expressar de forma ambígua, o que pode causar um pouco de confusão e frustração". A especialista complementa que após iniciada a comunicação, a criança com Síndrome de Down precisa de um tempo para que consiga processar a informação e então, formular uma resposta. 

Michelli finaliza dizendo que "a capacidade de comunicar-se claramente pode reduzir significativamente outros problemas que são comuns associados com a condição" destas crianças, incluindo depressão, ansiedade e um sentimento de isolamento e exclusão social. 

Sobre ABA

A Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência que estuda o comportamento humano socialmente relevante. Esta ciência procura observar, analisar e também explicar a associação que existe entre o comportamento humano, o ambiente e a aprendizagem. A Análise do Comportamento Aplicada, tornou-se amplamente conhecida como a terapia de escolha para indivíduos com autismo. Embora seja eficaz para este público,  ela é apropriada para qualquer alteração necessária no comportamento, e é bem-sucedida com muitos diagnósticos. Inclusive, os da síndrome de Down.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância das vitaminas A e D para os Bebês (Adtil)

Olá Mamães!! Como estão? Hoje vim contar sobre duas vitaminas super importantes para o desenvolvimento e crescimento dos nossos pimpolhos. Depois de 8 dias que o Rafi nasceu fomos à primeira consulta do pediatra. De todas as coisas que eu já imaginava ou não fazer, ele receitou o Ad-til, um "suplemento vitamínico" com a posologia de 2 gotas/dia para meu gordo. A primeira coisa que eu fiz foi perguntar pra minha mãe se ela me deu também essa vitamina e ela disse que sim.  O Ad-til não custa mais de 30 reais e um vidrinho dura em média 4 meses. Nós mães não vemos nada diferente por enquanto em nossos filhos, pois essas vitaminas (A e D) são para o desenvolvimento metabólico e fortalecimento dos ossos e dentição. Então só mais pra frente assistiremos aos resultados.  Diretamente da Bula: "Ad-til® é uma solução lipossolúvel de vitaminas A e D. Ad-til® contém a   vitamina   A, indispensável ao perfeito desenvolvimento dos processos metabólicos; at...

O patinho feio da banheira

Qual bebê não tem aquele patinho amarelo, gordinho e que faz barulho ao apertar na hora do banho? Eles são muito fofos e servem para distrair nossos pimpolhos, servem como mordedores e até para enxaguar o cabelo ou corpinho deles.  Mas vocês mamães perceberam que por ele ter um furinho mini na parte de baixo pode acumular "água parada" que fica suja, cheia de bactérias, bichinhos e tudo mais? Então...fiz um "faça você mesma" meio podre...gente..que nunca fui bem com a matéria de artes (só desenhos à mão) e aumentei o furo do pato. Assim ele não fica mais sendo o pato feio cheio de bichinhos do mal e vira amiguinho do seu baby para sempre. Eu sempre fui a favor dos anticorpos...mas deixar o bebê engolir água suja é demais rs. Quem já fez isso também? E pelo amor..não usem caneta que não saí...foi meu erro!!! Pelo menos só ficaria torto sem o risco....hahahahha Beijinhos - Dani

Mamães: Soltem o Verbo

Pensei em uma maneira das mamães desabafarem o que não tem coragem de contar nem para o espelho. Pode ser angústias, aflições, medos, raivas, tristezas....da gravidez, maternidade, pós parto, corpo, alimentação, bebê que não dorme, que não come, que só fica doente, enfim...uma coluna para nós falarmos e ouvirmos (quem lê). Vai funcionar assim: A mamãe vai enviar um e-mail para: mamaesf5@belezaf5.com e no assunto escrever: "Quero soltar o verbo" No campo do texto, envie o que você quiser desabafar e ao final a cidade/estado e o nome. O nome se não quiser que eu publique, escreva no texto que quer anonimato, assim coloco apenas a inicial. Por exemplo: A mamãe D , SP Capital disse que blá blá... Assim vocês desabafam e outras mamães leêm e comentam!!! Um cantinho nosso!! De mãe para mães!!!! Será publicado uma vez por semana! Participem!!! Beijinhos - Mamãe Dani