F 70% das crianças com defasagem no aprendizado sem escola presencial - Mamães F5 ♥

70% das crianças com defasagem no aprendizado sem escola presencial



"O período de escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus pode fazer com que 2 em 3 alunos do Brasil não consigam ler adequadamente um texto simples aos 10 anos. A conclusão é de um relatório do Banco Mundial que analisou o impacto da covid na educação dos países da América Latina e Caribe, divulgado nesta quarta-feira, 17.(Relatório Agindo Agora para Proteger o Capital Humano de Nossas Crianças.) 

Sim é verdade porque somos mães e sabemos exatamente quantos surtos diários estamos tendo desde o início dessa pandemia. No ano passado eu surtei real, com crises existenciais, eu não conseguia acompanhar meu filho, que não tinha sido alfabetizado ainda, perdia o controle facilmente e mudei ele de escola no meio do ano. Houve uma pequena melhora, mas mesmo assim eu não conseguia acompanhar de um modo legal e calmo. As férias chegaram. No início desse ano quis começar diferente. Me organizei com a nova demanda do segundo ano, ele ainda não sabia ler nem escrever. Comecei a acompanhar todas as aulas online de segunda a sexta, no período inteiro da tarde. Ele estuda em colégio de ensino canadense e eu cancelei jobs porque entendi que minha prioridade é o meu filho e isso começou a fazer efeito, gerou mais confiança e neste mês de março, meu filho já começou a ler, escrever e entender a língua canadense. 

Mas sei que não são todas as mães que podem acompanhar seus filhos diariamente. Eu deixei de ganhar mais para isso, mas não deixei de pagar meus boletos mensais. Eu sou mãe divorciada e solo, pois meu ex não dá sinais há meses e eu não vou atrás. Isso é assunto para outro post. 

O Brasil, que já tinha 50% dos alunos em pobreza de aprendizagem, iria para um índice semelhante à média da região, de 70%. Essas perdas correspondem a 1,3 ano de escolaridade, ou seja, o estudante teria o conhecimento de mais de uma série anterior a que é correspondente à sua idade. Com um tempo maior de escolas fechadas, a defasagem pode subir para 1,7 ano de escolaridade. (...) Estadão"

CONVERSATION

0 Comments:

Postar um comentário