F Dia Nacional do Livro Infantil: Dicas de livros para incentivar a leitura - Mamães F5 ♥

Dia Nacional do Livro Infantil: Dicas de livros para incentivar a leitura

Seja por prazer, para estudar ou para se informar, a leitura acompanha a vida de todos desde a infância. O dia 18 de abril é considerado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida, pois, nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Com a necessidade do isolamento social para conter a pandemia da covid-19 no Brasil, a leitura é uma excelente oportunidade de promover um momento com os filhos ou em família e adquirir conhecimento. Além disso, ler desenvolve a atenção, a capacidade de concentração, incrementa o vocabulário, melhora a memória e o raciocínio. As histórias contribuem para enriquecer os repertórios de brincadeiras de faz de conta dos pequenos, ampliam os contextos do “era uma vez”, possibilitam às crianças serem fadas, rainhas, dragões, heróis, entre outros personagens que ganham vida nas brincadeiras.

“Por isso, é importante que seja incentivada desde a infância. Mesmo antes da criança aprender a ler, os pais podem contar histórias, desta forma, o interesse pelos livros certamente irá crescer”, afirma a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), Márcia Sayoko Nanaka.

Confira a dicas de cinco livros infantis escritos por autores brasileiros para apresentar às crianças:

Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato)

Indicação: 09 anos

É o livro que serve de propulsor à série que seria protagonizada no Sítio do Picapau Amarelo. A menina Narizinho vive aventuras ao lado do primo Pedrinho, a vó Benta, a cozinheira Nastácia, além da Emília, uma boneca falante e do Visconde de Sabugosa, feito de uma espiga de milho.

História Meio ao Contrário (Ana Maria Machado)

Indicação: 8 a 11 anos

Uma história que começa pelo “fim” e onde o príncipe e a princesa fazem tudo ao contrário. Publicada originalmente em 1978, a obra é marcante porque supera as nossas expectativas quanto aos contos de fadas. Aqui, os protagonistas decidem tomar as rédeas do seu próprio destino e vivem inúmeras aventuras.

Pé de Pilão (Mário Quintana)

Indicação: 9 a 12 anos

Escrito por um dos poetas mais amados do país, o livro é uma combinação de cultura popular, religião e fantasia. Por meio dele ficamos conhecendo a história de um menino chamado Matias que foi transformado num pato amarelo. Para quebrar o feitiço, ele precisa encontrar a sua avó, uma fada que também está sob uma maldição.

Marcelo, Marmelo, Martelo E Outras Histórias (Ruth Rocha)

Indicação: 8 a 10 anos

A autora inova a maneira tradicional de contar histórias, mostrando situações reais do cotidiano. Os personagens dos três contos que compõem este livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade; Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto compreende a importância da amizade.

Amoras (Emicida)

Indicação: 4 anos

Essa história cheia de simplicidade e poesia escrita pelo rapper e compositor Emicida mostra, por meio do texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância das pessoas se reconhecerem no mundo e se orgulharem de quem são, desde criança e para sempre.

CONVERSATION

0 Comments:

Postar um comentário