F Probióticos: as bactérias da saúde - Mamães F5 ♥

Probióticos: as bactérias da saúde

O Rafi está passando por problemas intestinais nesses últimos meses. Quando há uma melhora, tudo volta e acredito que o problema maior seja convivência com mais pessoas da família direcionado ao fator emocional e não somente uma alimentação incorreta para a idade dele. Não sei se seus filhos já tiveram isso, mas o Rafi não faz mais cocô normal. Isso acontece há 1 mês. A avó dele a cada 3 dias sem evacuar, dava o famoso "xarope natural" comprado na farmácia para que ele pudesse evacuar e vamos combinar que tudo em demasia se transforma em vício. Ela acostumou o intestino dele funcionar assim. Eu nunca tive a mesma visão e ela dava sem eu saber. Hoje, Rafi peida cagando e precisa usar absorvente noturno para não ter desconforto. Procurei incluir probióticos na rotina dele e somente hoje, dia 9 de abril, ele conseguiu fazer um cocô de 3 milímetros de diâmetro. Ao menos, saiu alguma coisa ser ser líquido ou em areia. Na próxima semana ele tem pediatra, uma nova aqui na região onde moramos e venho atualizar aqui no blog o que acontecerá e quais medidas irei tomar com respaldo. 

Os probióticos são microorganismos que ajudam na digestão, absorção de nutrientes, desintoxicação, formação de hormônios e vitaminas, entre tantas outras funções, fortalecendo nosso sistema imunológico. Essas bactérias são dos mais variados tipos e atuam também contra microorganismos causadores das mais diferentes doenças. 


"Elas agem por todas as mucosas do organismo, por um sistema que integra todo nosso corpo, seja pela boca, estômago, trato respiratório, intestino e desenvolvem funções diferentes trazendo mais saúde para quem as tem em equilíbrio", explica o farmacêutico homeopata Jamar Tejada (Tejard), da capital paulista.

Essas bactérias chamadas "boas" equilibram a flora intestinal trabalhando a nosso favor. Para Jamar, são esses organismos atuam bem além do processo digestivo. "Cada 1 milímetro do intestino existem 10 bilhões de bactérias (em média temos 2 kg de bactérias só no trato intestinal) que devem estar em harmonia para que o corpo absorva os nutrientes e trabalhe como escudo para as doenças", explica o especialista.

Com a vida corrida e desregrada, os probióticos nunca estiveram tão em alta. "O excesso de alimentos industrializados, a carência do nosso solo deficiente em vitaminas e sais minerais, a falta de atividade física e o estresse reduzem a nossa população de bactérias benéficas e, naturalmente, nossa força de combate contra as bactérias ditas do mau dentro do nosso corpo, interferindo na nossa homeostase", alerta.

É possível repor os probióticos através da suplementação alimentar. O farmacêutico ensina que a ingestão de alguns alimentos como fibras e iogurtes podem ajudar, mas para garantir com segurança que essas bactérias consigam chegar com melhor integridade até o intestino e melhorar significativamente a "população" de bactérias do bem que necessitamos, é essencial combinar os bons hábitos alimentares com sachês e cápsulas de probióticos - que são as versões de probióticos manipulados e devem ser prescritos por um médico, nutricionista ou farmacêutico", finaliza Jamar.


Sobre Jamar Tejada
Farmacêutico graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Luterana do Brasil, RS (ULBRA), Pós-Graduação em Gestão em Comunicação Estratégica Organizacional e Relações Públicas pela USP (Universidade de São Paulo), Pós-Graduação em Medicina Esportiva pela (FAPES), Pós-Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM, Pós-Graduação em Formação para Dirigentes Industriais com Ênfase em Qualidade Total - Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-(UFRGS) e Pós-Graduação em Ciências Homeopáticas pelas Faculdades Associadas de Ciências da Saúde. Proprietário e Farmacêutico Responsável da ANJO DA GUARDA Farmácia de manipulação e homeopatia desde agosto 2008. http://www.tejardiando.com.br

CONVERSATION

0 Comments:

Postar um comentário